RELAXATION TECHNIQUES: RELIEVE STRESS AND ANXIETY

TÉCNICAS DE RELAXAMENTO: ALIVIAR O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Todos os dias acumulamos muito estresse e ansiedade que nos impedem de viver em paz. Conseguir contrariar toda esta tensão não é fácil, até porque nunca conseguimos dar-nos tempo para nós próprios!

Poder relaxar é essencial para enfrentar com mais força e energia os desafios e compromissos diários! Não são necessários centros de bem-estar caros ou feriados especiais, mas apenas alguns gestos simples para fazer em casa, dia após dia, para recuperar o bom equilíbrio físico e mental e livrar-se do stress! Preparado para conhecer nossas dicas de técnicas de relaxamento faça você mesmo? Leia!

O que são técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento são ações voluntárias para regular e controlar estados de ansiedade e estresse. Essas técnicas têm como objetivo aliviar tensões do indivíduo e restaurar seu equilíbrio psicofisiológico. No Ocidente foi apenas nas últimas décadas que as técnicas de relaxamento ganharam espaço porque foi aceite a ideia de que o organismo é um sistema complexo constituído pela interacção entre mente e corpo.

Nossas dicas 

Quais são as nossas técnicas de relaxamento recomendadas? A melhor forma de purificar a mente de pensamentos negativos e relaxar o corpo de toda a tensão acumulada é pensar um pouco consigo mesmo! Dê a si mesmo momentos de paz fazendo o que você ama, sem pensar em mais ninguém. Leia um livro, ouça sua música favorita, tenha uma longa rotina de cuidados com a pele…

Um método muito comum e supereficaz para meditar e relaxar confortavelmente em casa é a música. Existem muitos sons relaxantes perfeitos para combater o estresse, cada um com suas características. A música clássica, por exemplo, está entre as mais populares quando o assunto é remédio antiestresse. Alguns instrumentos, especialmente o piano, são apreciados pela sua capacidade de transmitir tranquilidade e serenidade.

Quando puder, desligue o telefone e afaste-se, mesmo que apenas por algumas horas, do que o rodeia, talvez aproveitando um belo banho quente. A água tem um grande poder relaxante! Não há nada mais calmante do que um bom banho ou um banho quente, que alivia não só a tensão psicológica e mental, mas também a física! Uma boa técnica anti-stress consiste em apoiar o jacto de água quente atrás da nuca e dos ombros, que são as zonas onde mais se acumula a tensão nervosa, que irá desaparecer graças à massagem da água.

O horário ideal para relaxar é à noite, pouco antes de dormir. Porém, depois de aprender a ouvir o seu corpo, fica mais fácil e você pode fazer isso a qualquer momento, para recuperar as energias no trabalho ou para se acalmar depois de uma longa luta.

Apague as luzes, desligue a TV, procure condições de máxima tranquilidade… Deite-se no chão de costas, com as mãos ao lado do corpo, os olhos fechados. Renda-se e deixe o corpo encontrar espontaneamente a posição de menor tensão. Deixe a gravidade guiar seus movimentos e que aconteça umrelaxamento muscular progressivo. As juntas terão que derreter e mover-se suavemente, como se fossem impulsionadas pelo vento. Faça respirações profundas, concentrando-se no abdômen, tente inflá-lo como um balão a cada inspiração e depois esvazie-o lentamente durante a expiração. Apenas relaxe…

Agora concentre-se no rosto, mantenha os olhos fechados sem apertar, deixe as pálpebras baixarem suavemente. Em alguns momentos você refaz em sua mente o dia todo. Reúna suas energias e transmita-as para sua testa. Imagine alguém puxando suavemente seu cabelo para baixo. A testa acompanha o movimento do couro cabeludo, a pele do rosto torna-se dúctil, os lábios abrem-se, a mandíbula abre-se suavemente. Quanto mais o tempo passa, mais as tensões desaparecem. Seus músculos ficam como manteiga, sua pele um sorvete que derrete ao sol, seus cabelos parecem se desprender do corpo. Abandono…

Agora o relaxamento é total, a mente está numa fase tranquila, os olhos semicerrados perdem-se no vazio. A paz e a tranquilidade reinam no quarto, o seu relaxamento é tal que você não vê e não sente nada. Fique neste estado por alguns minutos e se sentir necessidade, adormeça.

Quando decidir voltar à realidade, tente aos poucos recuperar o controle da musculatura. Tente reconstruir seu corpo lentamente, levantando a pele e os músculos do chão. As inspirações ficam mais profundas, as expirações ficam mais curtas. Aos poucos, recupere o controle dos músculos relaxados, pequenos arrepios percorrem suas costas como testemunho da energia que começa a fluir novamente.

Levante-se lentamente e abra os olhos no último momento. Você se sente satisfeito, relaxado, uma sensação de tranquilidade o envolve, as tensões desapareceram e acima de tudo você tem consciência de que devolveu a serenidade certa ao seu espírito.

Você já experimentou essastécnicas de relaxamento ou possui métodos pessoais e especiais? Você se proporciona momentos de relaxamento para aliviar o estresse e a tensão? Conte-nos tudo nos comentários! Prolon.