HOW TO DO YOGA AT HOME: 5 EXERCISES FOR A PERFECT START TO THE DAY.

COMO FAZER IOGA EM CASA: 5 EXERCÍCIOS PARA COMEÇAR O DIA PERFEITO.

Você sabe como fazer ioga em casa?

Você já pensou que fazer ioga de manhã cedo pode realmente melhorar a qualidade do seu dia? Você sabe como fazer ioga em casa? Você só precisa de força de vontade e constância, é isso! Você está disposto a acordar um pouco mais cedo e desfrutar de 30 minutos de bem-estar assim que sair da cama? A princípio pode parecer um sacrifício, mas os benefícios ficarão evidentes desde as primeiras sessões. Tudo que você precisa é de uma sala bem ventilada, um tapete e (possivelmente) silêncio ou música suave.

Para que serve a ioga?

Você sabe o que é ioga? Antes de ilustrar os exercícios para começar o dia da melhor maneira, vamos ver juntos quais os benefícios que o yoga traz ao nascer do sol:

  • A ioga pela manhã pode reduzir ou até eliminar diversas dores nas costas devido à má postura durante o sono, colchão ou travesseiro de má qualidade.
  • Você poderá recarregar as energias e sentir seu corpo ativo e vibrante. Muitas vezes acontece que você acorda ainda mais cansado do que antes e a vontade de voltar para debaixo das cobertas é demais. Com esta doce rotina você pode começar com energia e vitalidade!
  • Aumenta a flexibilidade. É sempre útil e agradável passar um dia cheio de compromissos e sentir o corpo flexível e macio. Não se preocupe se assim que se levantar você se sentir rígido como um tronco, basta um pouco de paciência e uma respiração regular para amenizar.
  • Aumentar a sensação de bem-estar e relaxamento durante o dia. Graças a esta prática você poderá levar consigo essa sensação de bem-estar generalizado e também transmiti-la às pessoas ao seu redor.

Os 5 exercícios para um dia perfeito.

Primeiramente é importante lembrar que a respiração adequada é a chave para o bom desempenho de cada exercício. Deite-se no colchonete e comece a respirar normalmente, tentando sincronizar a duração da expiração com a da inspiração. Agora vamos ver como fazer ioga em casa e quais são os 5 melhores exercícios pela manhã:

  • Saudação ao Sol. Levante-se e suba ao topo do tapete iniciando a saudação ao Sol Surya Namaskara. Faça alguns ciclos (5 minutos) para aquecer todo o corpo e finalmente descansar no tapete. Ouça o que mudou na musculatura e na respiração. As saudações ao sol são potencialmente infinitas e o ritmo da sequência também pode variar, pois cada instrutor pode alterar o ciclo adicionando novas posições para aumentar a intensidade do movimento e envolver cadeias musculares adicionais.
  • A posição do gato. Coloque-se na posição quadrúpede e tente manter os pulsos alinhados com os ombros e abra os joelhos até a largura da pélvis. Agora vamos começar a inspirar e olhar para frente arqueando a coluna, expire e incline as costas olhando em direção ao umbigo (tente relaxar o máximo possível o pescoço). Esta posição permitirá que você desperte a coluna e comece a dissolver contraturas e tensões leves.
  • Balasana, a posição da criança. Para entrar na balasana é necessário apoiar as nádegas nos calcanhares e esticar os braços para frente imaginando tocar algo além do tapete. Se a versão clássica da balasana causa dor, há pequenos ajustes ou alterações na posição. É importante focar na respiração: imagine criar um espaço entre cada vértebra individual esticando os braços e respirando profundamente. Nesta posição é possível respirar trazendo a atenção para o tórax e pulmões que se expandem naturalmente, sem bloqueios. Por esse motivo, a posição também é utilizada como remédio para ansiedade, claustrofobia e diversos problemas respiratórios. A cada inspiração você sente o umbigo subindo suavemente, a cada expiração você retrai o abdômen em direção à coluna com gentileza e paciência.
  • Cobra, Bujangasana. Na posição supina é necessário manter os braços imóveis e levantar o tronco de forma suave mas tenaz. As pernas devem ser mantidas tensas e perfeitamente paralelas, os cotovelos devem permanecer ligeiramente flexionados e as palmas das mãos devem permanecer no chão. É importante manter as nádegas contraídas para proteger a região lombar.
  • A posição da meia-lua. Ficando na posição da montanha. Pés e pernas juntos, levante os braços com as mãos juntas e incline todo o tronco para a direita. Respire profundamente e sinta seu peito se expandir. Repita do outro lado.