SURYA NAMASKARA: HOW TO DO IT AND WHY SUN SALUTATION IS GOOD FOR HEALTH

SURYA NAMASKARA: COMO FAZER E POR QUE SAUDAR O SOL É BOM PARA A SAÚDE

A saudação ao sol é o exercício de ioga ideal para recuperar a elasticidade, ter um corpo tonificado e uma mente relaxada, e não só. Também é chamado de Surya Namaskara. Surya significa saudação ao sol e namaskar.

É adequado para todos, desportistas e não desportistas, mesmo para quem é iniciante em yoga, e pode ser praticado em todas as idades.

O que é Surya Namaskara

É uma sequência dinâmica de 12 posições (como as horas do sol), ou asana, a ser realizada num movimento fluido, como se fosse uma coreografia, apoiada na respiração. A cada abertura do corpo corresponde uma inspiração e a cada fechamento uma expiração. A respiração é sempre feita pelo nariz, boca fechada e maxilares relaxados: inspire pelo nariz e expire pelo nariz.

Surya Namaskara: dicas para praticá-lo

É preciso usar roupas confortáveis ​​e, se puder praticar no parque, ficar na frente do sol. Como o surya namaskara consiste em numerosos movimentos, é muito importante experimentá-los separadamente para se familiarizar com cada um deles e depois realizar a sequência completa.

Yoga não é um esporte, portanto seu objetivo não é realizar bem o exercício, mas sim buscar relaxamento e harmonia quando conseguir realizar toda a sequência. Depois de estar familiarizado com o asana, você poderá prosseguir com a realização de toda a sequência.

Tal como acontece com qualquer postura de yoga, é essencial combinar a respiração com qualquer movimento. Solte-se e sinta sua respiração e seu corpo: é um momento importante para você. Quanto mais você pratica o surya namaskara, mais desenvolve sua autoconsciência.

Quando fazer Surya Namaskara

Originalmente, era recomendado praticar a saudação ao sol todas as manhãs e todas as noites, de preferência em frente ao sol. É um agradecimento ao sol como fonte de vida mas também uma sequência de exercícios perfeitos para o seu corpo.

Esta prática de yoga atua como um aquecimento do corpo e da mente e você pode praticá-la pela manhã. Por outro lado, o melhor horário para realizar a sequência é de madrugada porque dá vitalidade ao corpo e à mente. Mas o surya namaskara pode ser praticado várias vezes durante o dia. Por exemplo, à tarde é um excelente energizante natural, enquanto à noite ajuda a relaxar.

Como fazer Surya Namaskara

O número de séries a realizar varia de pessoa para pessoa. Se você é iniciante em yoga, precisa começar com no mínimo 2 sequências, que constituem um ciclo de vida, e depois aumentar.

O conselho é poder realizar de 8 a 12 saudações ao sol.

Posição 1: Pranamasana (posição de oração). Fique em pé com os pés juntos, junte as mãos na frente do peito e relaxe todo o corpo. Expire tentando esvaziar ao máximo os pulmões sem emitir nenhum som.

Posição 2: Hasta uttanasana (posição do braço). Levante os braços acima da cabeça, mantenha os braços separados na altura dos ombros e incline a cabeça e a parte superior do tronco para trás. Inspire e levante os braços.

Posição 3: Padahastasana (posição das mãos nos pés). Dobre o tronco até que os dedos toquem o chão à frente dos pés e com a testa tente tocar os joelhos. Não force e mantenha as pernas retas. Expire inclinando-se para frente e na posição final tente contrair o abdômen para expelir o volume máximo de ar.

Posição 4: Ashwa sanchalanasana (posição equestre). Estique a perna direita para trás o máximo possível e simultaneamente dobre a perna esquerda, mas mantenha o pé esquerdo na mesma posição. Na posição final o peso do corpo deve ser suportado pelas mãos, pelo pé esquerdo, pelo joelho direito e pelos dedos do pé direito. A cabeça deve estar inclinada para trás, as costas arqueadas e o olhar para cima. Inspire e estique a perna direita para trás.

Posição 5: Parvatasana (posição de montanha). Levante a perna esquerda e coloque o pé esquerdo próximo ao direito. Levante a pélvis e abaixe a cabeça para que fique no meio dos braços, o corpo deve formar os dois lados de um triângulo. Na posição final as pernas e os braços devem estar retos. Tente manter os calcanhares em contato com o chão e expire enquanto estica a perna esquerda e flexiona o tronco.

Posição 6: Ashtanga namaskara (saudação com oito partes do corpo). Abaixe o corpo até o chão de forma que na posição final apenas os dedos dos pés, joelhos, peito, mãos e queixo toquem o chão. Os quadris e o abdômen devem estar ligeiramente levantados do chão. A respiração deve ser mantida fora. Não respire.

Posição 7: Bhujangasana (posição de cobra). Levante o tronco da cintura esticando os braços. Incline a cabeça para trás e inspire enquanto levanta o tronco e arqueia as costas.

Posição 8: Parvatasana (posição de montanha). Esta é uma repetição da posição 5. Expire enquanto levanta a bacia.

Posição 9: Ashwa sanchalanasana (posição equestre). Esta posição é igual à posição 4. Inspire enquanto assume a posição.

Posição 10: Padahastasana (posição das mãos nos pés). Esta posição é uma repetição da posição 3. Expire enquanto realiza o movimento.

Posição 11: Hasta uttanasana (posição do braço). Este estágio é igual à posição 2. Inspire enquanto alonga o corpo.

Posição 12: Pranamasana (posição de oração). Esta é a posição final e é igual à posição 1. Coloque as mãos na frente do peito com as palmas juntas. Relaxe todo o corpo e expire assumindo a posição final.

8 benefícios de Surya Namaskara

Aqui estão alguns benefícios da saudação ao sol:

-É excelente para aquecer e tonificar todo o corpo.

-Pode ajudar a corrigir posturas erradas e fortalecer todos os músculos do corpo.

-Desenvolve concentração, coordenação e equilíbrio.

-Melhora o trânsito intestinal.

-É útil para oxigenar o sangue.

-É útil acalmar a mente.

-Regula o sono.

-Melhora a respiração e o ritmo cardiovascular.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe e comece a relaxar com o Surya Namaskara. Namasté!