BACK PAIN: SYMPTOMS, CAUSES, REMEDIES

DOR NAS COSTAS: SINTOMAS, CAUSAS, REMÉDIOS

Chamamos-lhe “a doença do século” porque, segundo estudos existentes, nada menos que 80% da população sofrerá dores nas costas em algum momento da sua vida. O termo dor nas costas engloba inúmeros problemas, como dor lombar crônica, ciática e hérnia de disco, todos com um elemento em comum: a dor está localizada na coluna.

Quase todas as pessoas podem sentir dores nas costas que interferem negativamente no trabalho, nas atividades diárias ou no lazer. A dor nas costas pode ser causada por diversas causas, como má postura, estresse psicofísico ou excesso de peso. Vamos descobrir mais sobre os diferentes tipos, suas causas e soluções.

Tipos de dor nas costas

A dor nas costas pode ser classificada em três grupos. Se a dor estiver localizada na parte superior das costas ou nos ossos do pescoço (coluna cervical), diz-se em termos médicos dor no pescoço. Se a dor estiver localizada na parte inferior das costas, ao redor das vértebras lombares, é chamada de lombalgia (dor lombar. Por fim, se a dor estiver localizada na parte central das costas, ao redor das vértebras torácicas, é chamada de dorsalgia (parte superior). dor nas costas).

  • A cervicalgia (dor no pescoço) é uma dor que afeta a coluna cervical que geralmente passa em poucos dias e está frequentemente associada a uma postura incorreta ou estresse.
  • A dor lombar afeta a região lombar e pode impedir até os menores movimentos. Muitas vezes é causada por movimentos repentinos ou prolongados ou por permanecer na mesma posição por muito tempo. É o tipo mais comum de dor nas costas.
  • Dor na parte superior das costas é a dor que afeta a parte central das costas até a base do pescoço, ao redor das vértebras torácicas. A coluna torácica, que funciona como estrutura de suporte da caixa torácica, é composta por vértebras menos móveis que as demais e quaisquer problemas nesta área podem causar dor e/ou sensação de rigidez ou restrição de movimentos.

Causas de dor nas costas

A dor nas costas geralmente é resultado de múltiplas causas, às vezes unidas. Pode ser devido a:

  • postura incorreta mantida por muito tempo;
  • tensão muscular excessiva devido ao estresse psicofísico;
  • um problema relacionado às consequências do excesso de peso e do sedentarismo;
  • frio, umidade, rupturas musculares, esforços excessivos.

O diagnóstico de dor nas costas é definitivamente clínico e requer um exame médico preciso que pode ser apoiado por exames instrumentais (raios X, ressonância magnética e tomografia computadorizada). O médico indicará a via terapêutica mais adequada: fisioterapias (como laser, tecar, ultrassom, etc.), terapia de reabilitação motora individual, massagens terapêuticas, manipulações vertebrais, terapias manuais com mobilizações vertebrais, terapias infiltrativas, aulas de ginástica médica.

Como aliviar a dor nas costas

Para evitar dores nas costas é necessário adotar e manter posturas corretas. Só uma atitude postural correta permite distribuir o peso do corpo de forma mais uniforme evitando o estiramento dos músculos. Se estiver em pé, deve manter a cabeça erguida, com os olhos voltados para a frente e não para o chão. Desta forma, o pescoço fica ereto e o peso da cabeça bem distribuído por toda a coluna.

Sentar-se incorretamente pode causar dores nas costas. A escrivaninha ou mesa de trabalho não deve ser muito alta ou muito baixa, para não forçá-lo a inclinar-se para frente ou para trás. A cadeira deve ser regulável em altura, para permitir um bom apoio dos pés no chão, e deve ter encosto ligeiramente curvado na altura da região lombar da coluna.

Em caso de excesso de peso, é útil tentar perder os quilos extras por meio de atividades físicas e também de uma alimentação adequada. Uma dieta natural é capaz de apoiar os processos de cura do organismo. Você deve preferir grãos integrais, legumes, peixes, oleaginosas, vegetais e frutas da estação a alimentos não naturais, como alimentos embalados, bebidas açucaradas e qualquer coisa que contenha aditivos.

Uma dieta pescatariana baseada em vegetais pode ajudar seu corpo a lutar fisiologicamente contra a inflamação crônica.

Exercícios para dor lombar

É essencial evitar a inatividade prolongada e manter um nível mínimo de atividade física. A natação, por exemplo, é especialmente recomendada para as costas, mas atividades como ioga ou pilates, que fortalecem o centro de gravidade e promovem alongamentos, também são altamente recomendadas.

Alongamentos para dores lombares são extremamente importantes para evitá-las. É aconselhável focar em exercícios que fortaleçam a parte superior das costas, como flexões, e melhorem a flexibilidade da coluna com exercícios que envolvam a curvatura e relaxamento das costas ficando de quatro (“posição de gato e vaca”).

Em relação aos alongamentos para lombalgias, sugerimos dois exercícios simples lembrando que devem ser realizados com delicadeza e precisão:

  • Primeiro exercício. Deite-se no chão de costas. Leve os joelhos até o peito, aproximando-os o máximo possível com a ajuda dos braços. Mantenha a posição por 20 segundos e depois relaxe por alguns segundos. Repita mais duas vezes.
  • Segundo exercício: No chão, de quatro (em genuflexão, coloque as mãos para a frente, apoiando-as no chão na altura dos ombros). Expire dobrando a coluna para cima até que os pulmões estejam completamente vazios. Inspirando você retorna lentamente à posição inicial, achatando as costas. Repita 5 vezes.

Você achou este artigo interessante? Deixe-nos saber e compartilhe com seus amigos! :)