SATURATED AND UNSATURATED FATS: DO YOU KNOW ALL THE DIFFERENCES?

GORDURAS SATURADAS E INSATURADAS: VOCÊ CONHECE TODAS AS DIFERENÇAS?

Cada vez mais, quando falamos de gordura, usamos um significado negativo. Na verdade, estamos cometendo um grande erro, pois nem toda gordura deve ser considerada um dano à nossa saúde. Portanto, é importante fazer uma distinção clara entre gorduras boas e más, ou gorduras saturadas e insaturadas. Os primeiros são extremamente úteis ao nosso organismo e podem ser tomados como nutrientes. Estes últimos, no entanto, são prejudiciais, especialmente se tomados ao longo do tempo. Saber distingui-los é fundamental para viver de forma saudável, com uma alimentação variada e equilibrada e sem sacrificar a ingestão de alimentos com teor lipídico.

Todas as gorduras são constituídas por moléculas orgânicas insolúveis em água, com alto poder energético de cerca de nove kcal por grama. Dependendo do estado em que se encontram à temperatura ambiente, dividem-se em sólidos, como manteiga, banha e margarina, e em líquidos (ou óleos), como azeite, óleo de girassol, etc. origens: as animais, como manteiga, nata e banha, e as de origem vegetal, obtidas a partir da prensagem de frutos ou sementes diversas.

Por que nosso corpo precisa de gorduras?

As gorduras saturadas e insaturadas também fazem parte da categoria de macronutrientes e nunca devem faltar em uma dieta bem balanceada. Muitas vezes são consideradas elementos prejudiciais à saúde, mas as gorduras boas ajudam a manter um excelente nível de saúde e bem-estar geral. Tal como as proteínas e os hidratos de carbono, as gorduras também desempenham um papel fundamental na nossa dieta e atuam como combustível para as atividades vitais do corpo. Na verdade, representam os nutrientes com maior densidade calórica e energética na nossa dieta. Isso os torna um elemento-chave no processo energético do nosso corpo.

Mesmo que algumas dietas promovam um baixo teor de gordura, elas são essenciais para a nossa sobrevivência e são um componente vital de uma dieta saudável. Obviamente, é preciso selecionar gorduras boas e consumi-las de forma comedida.

Diferença entre gorduras saturadas e insaturadas

A diferença mais importante entre gorduras saturadas e insaturadas é a estrutura química das moléculas, que podem ser saturadas (mais ricas em hidrogênio) ou insaturadas, que são mais saudáveis. As gorduras saturadas são geralmente sólidas e são encontradas principalmente em animais terrestres. Os alimentos insaturados são geralmente líquidos e estão contidos principalmente em vegetais e peixes. No entanto, existem exceções. O óleo de palma, por exemplo, é semissólido à temperatura ambiente e consiste predominantemente em gorduras saturadas.

O que é gordura saturada?

Está estabelecido que o excesso de gordura saturada faz mal à saúde e ao sistema cardiovascular. As gorduras saturadas são difíceis de metabolizar e tendem a acumular-se no sangue. Podem, portanto, causar um aumento do colesterol total e do colesterol LDL (vulgarmente conhecido como colesterol mau) com a consequência natural de uma maior predisposição para doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. A gordura saturada tende a aumentar o nível de colesterol no sangue ainda mais do que a própria ingestão de colesterol na dieta. Estes incluem principalmente laticínios (queijo, leite integral, creme e manteiga), carne vermelha e seus derivados e certos óleos vegetais (óleo de palma e especialmente óleo de coco).

O que é gordura insaturada?

Alimentos com gordura saturada não aumentam o nível de colesterol no sangue como os saturados.

Alguns exemplos de gorduras insaturadas encontram-se em produtos de origem vegetal como azeitonas, azeite e frutos secos, mas também no peixe azul , no salmão, na cavala, que não são prejudiciais ao nosso organismo, mas sim essenciais.

Os ácidos graxos insaturados são considerados gorduras boas para incluir na nossa alimentação, pois não engordam e promovem o bem-estar geral. São recomendados para uma alimentação saudável e, se consumidos com moderação, trazem benefícios ao nosso organismo sem nenhum risco. Por sua vez, são divididos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

As gorduras monoinsaturadas estão presentes em diversos alimentos e óleos e está demonstrado que o seu consumo permite aumentar o nível de HDL (colesterol bom) no sangue, prevenindo assim o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Já as gorduras poliinsaturadas também são conhecidas como gorduras essenciais, pois nosso corpo não é capaz de produzi-las de forma autônoma e por isso, precisam ser introduzidas através da alimentação.

Nosso conselho para você

Gorduras saturadas e insaturadas: o nosso conselho é reduzir ao máximo os alimentos muito ricos em gordura saturada. É importante substituí-los por alimentos fontes de ácidos graxos poliinsaturados como frutas secas, peixe azul e carboidratos complexos, capazes de cumprir a importante função de equilibrar o colesterol ruim, combater inflamações, excesso de triglicerídeos e reduzir a pressão arterial. A Dieta da Longevidade elaborada pelo prof. Valter Longo segue esta linha. você quer saber mais? Compre o livro aqui !


Deixe um comentário