COMO MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO
É o nosso escudo natural contra agressões externas. O sistema imunológico é o conjunto de mecanismos sofisticados que defendem o nosso corpo do ataque de ameaças externas, como vírus, bactérias ou outras substâncias nocivas que podem danificar o nosso corpo.
Vamos descobrir através deste artigo o que é o sistema imunológico, como funciona e as melhores formas de melhorá-lo.
Continue lendo!
Qual é o sistema imunológico?
Nosso organismo está dotado de um eficiente sistema de defesa contra agentes estranhos ao organismo: é o sistema imunológico, composto por diferentes células, cada uma com funções específicas, e moléculas circulantes que trabalham juntas para reconhecer e eliminar agentes estranhos como bactérias, parasitas e vírus, mas também células infectadas com patógenos e células cancerígenas.
Diferentes células, cada uma com funções específicas, constituem o nosso sistema imunológico. O nosso sistema imunitário está naturalmente alerta e pronto para intervir em caso de emergência, pondo em prática as contramedidas necessárias para defender o organismo e mantê-lo saudável.
É difícil perceber, mas esses ataques são comuns em nosso dia a dia. Quando o sistema imunológico intervém e consegue derrotar o invasor antes que ele se espalhe, não sentimos nenhuma mudança. Quando as nossas defesas não reconhecem imediatamente a natureza do inimigo, existem vários sintomas que indicam que o corpo está a tentar lidar com a infecção.
Como funciona o sistema imunológico?
O sistema imunológico tem três funções principais:
-protege o organismo de patógenos (invasores externos causadores de doenças);
-remove células e tecidos danificados ou mortos e glóbulos vermelhos envelhecidos;
-reconhece e remove células anormais, como células cancerígenas (neoplásicas).
Dois tipos de resposta imune interna foram identificados:
-resposta imune inata: mecanismo de defesa geral, presente desde o nascimento, agindo de forma rápida (minutos ou horas) e indiscriminadamente contra qualquer agente externo;
-resposta imune adquirida: desenvolve-se lentamente após o primeiro encontro com um patógeno específico (dentro de alguns dias), mas retém a memória para agir mais rapidamente após futuras exposições.
Vamos descobrir como melhorar o sistema imunológico.
Como melhorar o sistema imunológico
Como melhorar o sistema imunológico? É uma boa pergunta. Melhorar o sistema imunológico é uma necessidade a ser proporcionada quando este está comprometido ou enfraquecido por diversos fatores como estresse, certas doenças, uso excessivo de antibióticos, resfriado, mudança de estação, alimentação inadequada, descanso noturno inadequado etc. a defesa imunológica leva a uma maior suscetibilidade a infecções (doenças causadas por agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos e parasitas).
Hoje, as principais causas do enfraquecimento do sistema imunológico são o estresse, algumas patologias, o uso excessivo de antibióticos, diversos fatores ambientais (ex: frio, umidade, mudança de estação, exposição excessiva ao sol etc.), alimentação inadequada, noite inadequada repouso, sedentarismo, cansaço físico e avanço da idade.
Como estimular o sistema imunológico naturalmente
Segundo a opinião unânime da comunidade médico-científica, a melhor forma de reforçar o sistema imunitário é adotar um estilo de vida saudável. Com a adoção de um estilo de vida saudável, qualquer órgão, aparelho e sistema do corpo humano – incluindo o sistema imunológico – funciona melhor e de forma mais eficaz.
Seguir alguns princípios básicos que proporcionam uma combinação perfeita de hábitos virtuosos pode nos ajudar a entender como melhorar o sistema imunológico.
Um estilo de vida saudável envolve uma dieta rica em frutas e vegetais, exercício regular, não fumar, não exagerar no consumo de álcool, manter sob controle o peso corporal e a pressão arterial, dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite e observar escrupulosamente as regras de higiene pessoal adequada.
Vamos aprofundar brevemente estes princípios básicos sobre como melhorar o sistema imunológico:
-Atividade física. O desporto ajuda a perceber como melhorar o sistema imunitário, mas é importante praticá-lo de forma inteligente, equilibrada e sem excessos;
-Manutenção do peso corporal normal. Isto está intimamente ligado a uma dieta equilibrada e exercício constante;
-A limitação do álcool. O abuso de álcool prejudica gravemente a saúde e tem um efeito depressivo no sistema imunológico.
-Não fume. Entre os inúmeros danos causados pelo tabagismo, inclui-se o enfraquecimento do sistema imunológico;
- Durma o suficiente. Durante o sono noturno, o corpo humano processa as proteínas introduzidas na dieta e as utiliza para combater possíveis patógenos. Quem não dorme o suficiente durante a noite, não pode utilizar as proteínas para esse fim, ficando mais vulnerável a infecções.
-Manutenção da pressão arterial normal.
-Observar as regras de higiene pessoal adequada.
E quanto à nutrição? Continue lendo para aprender sobre os alimentos que estimulam o sistema imunológico.
Alimentos que estimulam o sistema imunológico
O hábito de consumir frutas, vegetais, cereais integrais e iogurte, talvez associado à ingestão de prebióticos e probióticos (fermentos lácticos), e o bom hábito de limitar a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, são a base de uma alimentação correta que é capaz de melhorar o sistema imunológico.
Existem alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes que protegem particularmente contra estados febris: alguns exemplos são o alho, o chá verde sem açúcar ou especiarias como a cúrcuma e a canela que estimulam o sistema imunitário e têm efeitos positivos na saúde em geral.
Na verdade, a resistência a infecções (que podem ser causadas por vírus ou bactérias) pode ser melhorada fornecendo ao corpo alimentos ricos em antioxidantes.
Você já leu nosso artigo sobre a importância dos antioxidantes? Encontre aqui!
Os antioxidantes são moléculas que ajudam o nosso corpo a se defender contra o ataque de agentes nocivos. Eles são capazes de prevenir ou reparar os danos produzidos pelos radicais livres.
Os alimentos antioxidantes mais poderosos que podem ajudar a melhorar o sistema imunológico são kiwis, vegetais de folhas verdes como espinafre e chicória, brócolis, repolho, abacaxi, tomate, pimentão, óleos vegetais (amendoim, milho, girassol, azeite extra virgem), avelãs , cenoura, damasco seco, abóbora, salsa e maduro.
Se a correção dos hábitos alimentares, da prática desportiva, da limitação do consumo de álcool etc. não são suficientes para dinamizar o sistema imunológico, é possível utilizar alguns recursos que a natureza sempre ofereceu ao ser humano: plantas medicinais com ação imunoestimulante e adaptogênica. Outra solução pode ser o uso de vitaminas para o sistema imunológico.
Vitaminas para o sistema imunológico
Existem vitaminas específicas úteis para estimular o sistema imunológico. Você conhece o poder antioxidante da vitamina C que é útil para melhorar o sistema imunológico? A vitamina C é um dos maiores estimuladores do sistema imunológico de todos. Na verdade, a falta de vitamina C pode até torná-lo mais propenso a adoecer.
Outra vitamina considerada útil é a vitamina D. É aconselhável usar suplemento de vitamina D no outono, quando há pouco sol e esta vitamina não pode ser produzida porque não há exposição da pele ao sol.
Seria portanto útil, seguindo o conselho do seu médico, utilizar um suplemento de vitamina D e vitamina C no período em que a gripe está mais disseminada, ou seria melhor utilizar suplementos multivitamínicos em doses baixas ao longo do ano.
Como vimos, o bem-estar imunológico também depende da dieta, do estilo de vida e da constituição individual. Cuide-se e coloque em prática essas dicas valiosas de como melhorar o sistema imunológico. Você achou este artigo interessante? Nos informe! 😊
Deixe um comentário