PROTEINS AND VITAMINS TO WARD OFF THE COLD.

PROTEÍNAS E VITAMINAS PARA AFASTAR O FRIO.

Leguminosas, carnes brancas, frutas e vegetais da estação, frutas cítricas. Aqui estão alguns ingredientes da dieta anti-resfriado sugerida por nutricionistas, repleta de proteínas e vitaminas.

Para melhor se defender do frio intenso e das doenças sazonais, além das roupas pesadas, a boa alimentação também é uma aliada eficaz. Legumes, carnes, frutas e vegetais da estação, frutas secas são alguns alimentos anti-resfriados: na verdade, proporcionam ao corpo uma ingestão calórica adequada e dão um impulso energético ao metabolismo, convidado através da dieta a produzir mais calor. Aqui estão algumas dicas para as semanas mais frias.

Por que você sente frio

O termômetro biológico é regulado por termorreceptores cutâneos, sensores microscópicos capazes de detectar calor e frio. Eles percebem as mudanças no calor do ambiente e desencadeiam a resposta em nível orgânico, graças aos neurônios termossensíveis que se encontram no hipotálamo.

Ou seja, ajudam a manter os graus corporais tão constantes quanto possível através de um mecanismo de termorregulação que dispersa o calor (se estiver quente) ou promove a sua produção (se estiver frio).

Se o efeito for conhecido, porém, ainda não foram esclarecidos os mecanismos pelos quais, à mesma temperatura, algumas pessoas sentem uma sensação de conforto e outras sentem frio. A ‘cura’ para este desconforto sazonal é natural e consiste principalmente na escolha de alimentos ‘quentes’, o que não significa ferver e apenas retirar do calor, mas sim capazes de produzir mais energia que se traduz em mais calor e aumento da temperatura corporal interna .

Para que servem as proteínas?

DICAS BÁSICAS

Existem pelo menos três regras a serem lembradas quando está frio:

Coma mais - Aumentar a ingestão diária de calorias, optando por grandes porções de alimentos proteicos que, com poucas calorias, nutrem os músculos e ajudam a queimar a gordura acumulada. Entre estes, os mais indicados são carnes brancas, peixes, legumes, ovos, ricota, queijos magros e iogurtes. Mas também são indicados alimentos que promovam a eliminação de toxinas e ajudem a manter os níveis de colesterol, nomeadamente:

-alho e cebola, que exercem ação antibacteriana;

-leguminosas, como feijão, grão de bico, ervilha e lentilha que melhoram a atividade intestinal graças à presença de fibras e trazem ferro que ajuda a combater a anemia e o cansaço;

-fruta fresca da época (especialmente citrinos e kiwis), para fornecimento de boas quantidades de vitamina C;

-vegetais sazonais (espinafre, chicória, abóbora, nabo, cenoura, brócolis) que fornecem minerais e vitaminas antioxidantes que ajudam a combater o estresse físico relacionado ao resfriado.

Não às dietas excessivas. Dietas muito restritivas, com pouquíssimas calorias e poucas gorduras, não são recomendadas nos períodos de frio, pois retardam a capacidade de regular a temperatura corporal.

Não ao álcool. Evite vinho e bebidas alcoólicas em geral porque após uma vasodilatação inicial que determina uma sensação de calor, deixam espaço para uma vasoconstrição que induz muito frio.

Comida anti-frio por excelência

Considerando que a alimentação deve manter-se sempre variada e equilibrada, na mesa de inverno nunca devem faltar alguns alimentos consumidos em fases alternadas:

Leguminosas - Estão entre os alimentos mais ricos em ferro; um mineral particularmente útil no frio porque ajuda a criar uma espécie de escudo contra este agente atmosférico externo. Além das leguminosas, o ferro assimilável pelo organismo encontra-se sobretudo na carne e no peixe.

kiwis – Ajudam a pele a se defender do frio. Na verdade, contêm 85 miligramas de vitamina C por cada 100 gramas de fruta (contra a média de 50 miligramas das frutas cítricas), o que favorece a produção de colágeno, estrutura de suporte dos tecidos conjuntivos em geral e da derme em particular.

Brócolis e crucíferos - São ricos em vitamina C e carotenóides, precursores da vitamina A, que estimulam as defesas imunológicas, mais frágeis no inverno. Substitutos valiosos do brócolis também são cenoura, abóbora, batata, tomate, espinafre, alcachofra, beterraba vermelha, couve-flor e pimentão, todos vegetais nos quais os carotenóides são encontrados em abundância.

Carne - É bom introduzir alimentos proteicos na dieta, principalmente no inverno, inclusive carnes (melhor brancas), ainda que com moderação (melhor não ultrapassar 200 gramas por semana), pois o excesso de proteínas pode prejudicar o trabalho do fígado e dos rins .

Fruta seca - Em particular as nozes, que fornecem ao corpo um bom fornecimento de zinco que ajuda a combater os estados de arrefecimento. Este mineral também é encontrado na carne bovina, gema de ovo, ostras, crustáceos, cereais, legumes, vegetais, gérmen de trigo, fermento de cerveja e lecitina de soja. Recomendamos também o consumo de amêndoas e avelãs que contenham tocoferol (vitamina E). Entre os temperos, o azeite extra virgem é rico em vitamina E.

Sucos de laranja (e cítricos) - Acelera o metabolismo que produz mais calor. Além disso, graças à vitamina C e às antocianidinas, ajudam a combater doenças sazonais, exercendo uma ação protetora nas células e no sistema imunológico.

Iogurte - O consumo constante de probióticos reduz os casos de infecção e torna as formas gripais menos agressivas.

Cereais - São uma excelente fonte de fibra que ajuda o corpo a aquecer sem pesar.

Água e chá - A hidratação também é importante. No inverno o conselho é fornecer líquidos ao corpo através de água, chá, chás de ervas e sopas.

Doces com moderação - Bolos, biscoitos e doces, não servem para aquecer o corpo, apenas pesam. Na verdade, os açúcares têm baixo poder termogênico e as gorduras. De vez em quando, entre as delícias você pode deliciar-se com chocolate amargo, pois a ingestão de magnésio ajuda a combater o cansaço, e a cafeína para estimular o sistema nervoso.

Especiarias e muito mais - Uma pitada de gengibre na louça aumenta o fluxo da circulação sanguínea e assim realiza uma ação de aquecimento do corpo. Já a pimenta malagueta, que também contém uma boa dose de vitamina C, é um vasodilatador e, como tal, pode ajudar a descongestionar.

Pratos de inverno

-Sopas de cereais e leguminosas: macarrão e feijão, macarrão de lentilha, macarrão e grão de bico, arroz e ervilha e assim por diante;

-Sopa de legumes com macarrão ou arroz.

São pratos que podem ser enriquecidos com proteínas de origem animal, com adição de queijo ralado por exemplo, e com vitamina E e antioxidantes graças à utilização de azeite virgem extra.


I18n Error: Missing interpolation value "contagem" for "{{ contagem }} comentário"


  • Rachael Mildred

    EFFECTIVE LOVE SPELL TO GET EX HUSBAND/BOYFRIEND OR EX WIFE/GIRLFRIEND AND CURE HERPES AND INFERTILITY THAT WORKS WITHIN 24 HOURS.

    Contact Doctor Odunga at odungaspelltemple@gmail.com OR Whats App/CALL +2348167159012

    I got my ex husband back to me and also got fertile and gave birth to twin girls after 12 years of marriage.
    When I came online last year, I saw a testimony about Doctor Odunga and how he has been helping people with marriage issues and I decided to contact him. We spoke on email at odungaspelltemple@gmail.com and later he gave me his Whats-App number which is +2348167159012. He assured me he would help me get my ex husband back after 3 years of no contact. Doctor Odunga is the best spell caster I must say. My husband called me after 24 hours of contact. The third day, I received natural herbs for fertility and after using it, I became fertile and conceived. My husband and I reconnected, had sex and I was pregnant. Presently I am happy to say I am the mother of twin girls and this is ALL THANKS TO DOCTOR ODUNGA. I came online to say this: If you need help, I believe you are saved with this man.

    Contact his email at odungaspelltemple@gmail.com

    OR Whats App/Call +2348167159012 and you too will give a testimony too to help others

Deixe um comentário