curcumin

CURCUMINA E ESPORTE

 

A cúrcuma é uma planta herbácea, originária da Ásia e utilizada principalmente como tempero; seu ingrediente ativo é a curcumina. A curcumina é um pigmento vegetal amarelo-laranja brilhante. Leia este artigo para saber mais sobre ele e seus benefícios.

O que é curcumina?

A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma. A cúrcuma é uma planta de origem asiática pertencente à família das Zingiberaceae (a mesma família do gengibre). A espécie mais interessante é a Curcuma Longa, cultivada na maioria das regiões tropicais, em particular na Índia. A cúrcuma é a especiaria mais estudada no mundo, principalmente seu princípio ativo, a curcumina. Uma ampla gama de estudos demonstrou a capacidade da curcumina de induzir numerosos efeitos biológicos e farmacológicos.

curcumin

Benefícios da curcumina

A curcumina e os curcuminóides parecem ter várias funções:

  • Antioxidantes: protegem as estruturas celulares dos efeitos nocivos dos radicais livres de oxigênio
  • Antiinflamatório: reduzindo a expressão de enzimas envolvidas no desenvolvimento da reação inflamatória
  • Antitumoral: por um lado inibindo o processo de neoangiogênese e por outro induzindo o processo apoptótico.

Por estas razões, durante muitos anos, a curcumina e os curcuminóides têm sido utilizados nas seguintes áreas:

  • Tratamento de doenças inflamatórias, incluindo crônicas
  • Prevenção do envelhecimento e de doenças oxidativas, como catarata
  • Tratamento da artrose e patologia artrítica
  • Prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer
  • Desintoxicação de substâncias tóxicas

Nos últimos anos, foi encontrada uma associação entre a curcumina e o desporto. Continue lendo.

Curcumina e esporte

Existe alguma associação entre curcumina e esporte? Sim, existe um possível efeito da curcumina no desempenho desportivo.

O exercício físico exaustivo, especialmente agudo ou de alta intensidade com muitas contrações excêntricas, leva a lesões musculares. O dano muscular induzido pelo exercício (EIMD) induz uma resposta inflamatória associada à diminuição da força muscular, inchaço localizado e aumento das proteínas musculares no sangue. Para minimizar a inflamação e os danos musculares, o foco mudou para substâncias capazes de afastar o perigo. Entre estes, a curcumina tem despertado interesse. 

A curcumina possui diversas atividades biológicas, graças às suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, que podem ter efeitos cardioprotetores, imunorreguladores, antineoplásicos e hepatoprotetores, além de efeitos positivos no diabetes e no sistema nervoso. Além disso, tem demonstrado efeitos positivos em praticantes de exercício físico e atletas. Um ensaio clínico com indivíduos de ambos os sexos demonstrou que, após exercício excêntrico, a suplementação com curcumina reduziu significativamente o DMIE, levando a uma melhor recuperação após o exercício. 

curcumin and sport

As propriedades curativas e benéficas desta substância para o corpo são ainda mais potencializadas no caso dos atletas. A curcumina, de facto, pode proteger da osteoartrite, preservando a mobilidade normal das articulações, e actua como um poderoso antioxidante, combatendo a produção de radicais livres, estimulados, em vez disso, apenas pela intensa actividade desportiva.

É perfeito também para quem pratica esportes em nível competitivo, principalmente se for uma modalidade de contato, pois também é um antiinflamatório natural, além de proteger a artrite reumatóide e alguns tipos de câncer, incluindo cólon, próstata e mama. . Além disso, também protege as funções naturais do fígado e do sistema gastrointestinal.

Para quem segue uma nutrição desportiva adequada, o suplemento certo à base de curcumina, portanto, reduz quaisquer estados inflamatórios existentes e preserva a mobilidade das articulações, se tomado antes de uma performance desportiva evita a inflamação após o treino e acelera a recuperação muscular.

Curcumina e esporte: para resumir

Podemos afirmar que a suplementação com curcumina melhora o desempenho desportivo ao reduzir os danos musculares e a fadiga. Além disso, possui ação anti-inflamatória. Concluindo, a curcumina é segura e a sua suplementação oferece-nos a oportunidade de melhorar o potencial desportivo.

 

Quer saber mais sobre a curcumina ou outros suplementos alimentares? Mantenha contato com nosso treinador de nutrição . Marque já a sua consulta gratuita .