Os seis benefícios da dieta que imita o jejum
OS SEIS BENEFÍCIOS DA DIETA IMITANDO O JEJUM
A Dieta de Imitação do Jejum , idealizada pelo professor Valter Longo , se seguida corretamente, pode representar uma forma alternativa de encontrar o equilíbrio certo com o corpo. Segundo a publicação da revista Science Translational Medicine , os potenciais benefícios desta prática são numerosos e a sua aplicação estende-se a diferentes áreas, desde a área científica à clínica.
Ao repetir este ciclo de forma constante ao longo do tempo, após um período que varia entre 3 e 6 meses dependendo dos factores de risco, o professor Longo explica que seria possível obter um efeito de “regeneração celular” baseado na morte de células não eficientes e na a produção de novas células-tronco.
Não se trata de um jejum real; a palavra “imitar” sugere uma dieta que imita os efeitos do jejum. A Dieta de Simulação do Jejum dura apenas alguns dias, mais exatamente cinco dias durante os quais haverá uma melhora em todas as características do nosso corpo. Vamos analisá-los juntos!
OS EFEITOS DA DIETA IMITANDO O JEJUM
- Melhor preservação das funções cognitivas. A adoção de uma dieta hipocalórica não só contribui para a regeneração celular, mas também ajuda a reforçar a regeneração neural e a melhorar as capacidades de aprendizagem.
- Redução da gordura abdominal com aumento significativo da massa muscular em relação ao peso corporal.
- Diminuição dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Estudos afirmam que seria capaz de reparar células pancreáticas responsáveis pela produção de insulina.
- Melhora significativa nos valores de pressão arterial e colesterol em indivíduos que apresentam as seguintes alterações.
- A privação estratégica de certos nutrientes, não só previne o risco de desenvolver patologias como o cancro, mas também produz uma diminuição da hormona IGF1, estimulando a regeneração dos tecidos. O hormônio IGF1 é necessário para o crescimento durante o desenvolvimento. Porém, à medida que envelhecemos é causa de doenças no processo de envelhecimento celular.
- Um rejuvenescimento do sistema imunológico, uma espécie de “reset” em que cerca de um terço será destruído, e será reconstruído durante a realimentação, ou quando uma dieta normal for retomada.
Os benefícios da dieta que imita o jejum podem ser numerosos e afetar diferentes áreas do nosso corpo. Graças a estes 5 dias de restrição, repetidos de forma constante no tempo, os testes clínicos determinaram a possibilidade de obter um efeito de “reprogramação” das células internas, ajudando o nosso corpo a enfrentar a passagem do tempo.
Artigo escrito por: Francesca Florenzo
Siga-nos no Facebook e fique informado sobre alimentação, nutrição e saúde, últimas notícias e depoimentos de clientes.
Deixe um comentário