Fasting Mimicking Diet: The 3 phases of cellular regeneration

Dieta que imita o jejum: as 3 fases da regeneração celular

Dieta imitando jejum: a revolução Valter Longo

Sempre se disse, desde a antiguidade, que uma alimentação adequada, aliada a alguns dias de jejum, pode trazer enormes benefícios para o corpo. O professor Valter Longo , durante seus 10 anos de pesquisa científica demonstrou como nosso corpo ativa processos de regeneração celular através de uma restrição calórica que imita o jejum (Fasting Mimicking Diet). Esses processos ajudam a retardar o envelhecimento celular, reduzindo os riscos de exposição a doenças correlacionadas.

É uma verdadeira revolução da noção de “dieta”, que não se pretende mais como uma restrição alimentar visando o objetivo final de perda de peso, mas sim um forte aliado na prevenção de patologias e no abrandamento do processo de envelhecimento celular.

Trata-se de reprogramar o corpo através de um padrão alimentar específico de forma a introduzi-lo numa forma de envelhecimento mais lento, uma espécie de reset total que envolve benefícios para o nosso corpo, regenerando o sistema imunitário e promovendo a produção de células saudáveis.

As 3 fases da regeneração celular

1) Na primeira fase, as leveduras, organismos unicelulares simples com metade dos genes em comum com os humanos, foram objeto de experimentos. Nos estudos realizados pelo Professor Longo descobriu-se que ao reduzir a alimentação das leveduras o seu ciclo de vida é prolongado.

2) Na segunda fase, foram realizados estudos em ratos, demonstrando que uma privação estratégica de determinados alimentos, como acontecia anteriormente com leveduras, prolonga a esperança de vida dos roedores. Acontece que tal privação também traz benefícios no sistema imunológico, com redução significativa na incidência de câncer e doenças inflamatórias, bem como no cérebro, melhorando a regeneração celular.

3) Na última fase, o Professor Longo e a sua equipa conseguiram obter uma confirmação em humanos, corroborando a tese de que uma restrição calórica, uma vez por mês durante cinco dias, não só reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, mas também o quantidade de LGF-1, o fator de crescimento associado ao desenvolvimento de células cancerígenas. Portanto, surgiu a ideia de selecionar e catalogar determinados tipos de alimentos que fariam parte de uma dieta controlada e envolveriam benefícios não só para os sistemas imunológico e neuronal, mas também para a redução da incidência de tumores e doenças inflamatórias; daí surge a dieta que imita o jejum.

A Prolon , em colaboração com o Professor Valter Longo, desenvolveu um kit alimentar de 5 dias, clinicamente testado e de fácil utilização que permite seguir a dieta imitando o jejum .

 Artigo escrito por: Francesca Florenzo

Siga-nos no Facebook e fique informado sobre alimentação, nutrição e saúde, últimas notícias e depoimentos de clientes.


Deixe um comentário